Osteoporose: causas e tratamento

A osteoporose é uma doença que debilita os ossos diminuindo sua resistência. Isto expõe as pessoas afetadas pela doença a um risco elevado de fraturas em caso de traumas. A perda óssea decorrente da osteoporose é causada pelo desequilíbrio entre a formação óssea e sua reabsorção. Uma modificação na arquitetura óssea também acompanha a perda de densidade óssea. A doença afeta cerca de 40% das mulheres a partir dos 50 anos. Já entre os homens, a taxa é de apenas 8%.

Causas da osteoporose

A osteoporose é uma doença que afeta majoritariamente mulheres na menopausa. Isso ocorre pois a redução do nível de hormônio estrogênio secretado torna os ossos mais porosos e, portanto, mais suscetíveis a fraturas. Além disso, alguns fatores de risco aumentam o risco de se desenvolver osteoporose, tais como carência de cálcio e vitamina D, pele branca, histórico familiar, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool e uso de alguns medicamentos.

Sintomas da osteoporose

A osteoporose é uma doença que passa geralmente despercebida do paciente até que ele sofra uma fratura após um traumatismo bastante leve. Com o avanço da doença, o paciente pode experimentar dores ósseas, principalmente na região lombar, e colapsos da vértebras que chegam inclusive a reduzir a altura em alguns centímetros.

Diagnóstico da osteoporose

Quando o paciente relata a fratura aparentemente sem sentido, o médico suspeita da doença e pede a realização de um exame chamado densitometria óssea para confirmar o diagnóstico de osteoporose. Esse teste também permite acompanhar a evolução da osteoporose durante o tratamento.

Tratamento da osteoporose

O tratamento da osteoporose é feito sobretudo por meio de mudanças de hábitos de vida. É importante que pacientes com a doença pratiquem exercícios físicos com regularidade, evitem o consumo de álcool, cortem o uso de tabaco. Além disso, é bastante recomendado a complementação de cálcio e vitamina D em casos onde haja carência destes elementos, essenciais para a formação óssea.

Um tratamento medicamentoso para a osteoporose só é indicado em caso de pacientes com risco elevado de fraturas. Neste caso, o especialista pode prescrever alguns remédios, tais como os biofosfonatos. Outras classes de medicamentos são usadas em casos mais específicos e apenas um profissional de saúde pode determinar qual a terapia mais indicada para cada paciente.

Osteoporose tem cura

A osteoporose não tem cura. Porém, a adoção de hábitos de vida saudáveis combinada, em casos em que seja necessário, com a complementação de cálcio e vitamina D garante ao paciente com osteoporose obter uma qualidade de vida idêntica à pessoa sem a doença.

Foto: © blueringmedia- Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Osteoporose: causas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade