Barriga dura no início da gestação: o que é

Muitas gestantes reclamam do enrijecimento da barriga nas primeiras semanas de gestação e se mostram apreensivas em relação a esse sintoma, que é normal e não requer preocupação.

Por que a barriga fica dura no início da gravidez

Esse sintoma ocorre devido às contrações do útero provocadas durante a gestação. Geralmente, a barriga dura no início da gravidez não provoca dor.

Sinais de barriga dura no início da gravidez

Entre os sinais mais comuns estão o endurecimento da barriga entre as 25 primeiras semanas da gestação, ausência de dor e desaparecimento do sintoma após o descanso da gestante. Na maioria dos casos, a barriga dura tem duração de um minuto sem aumento de intensidade e suas contrações só atingem uma parte da barriga.

Causas da barriga dura na gestação

As causas são as contrações, já que o corpo da gestante começa a se preparar para o parto. Se acontecem depois de 25 semanas, essas contrações são chamadas de contrações de treinamento ou contrações de Braxton Hicks.

Como aliviar o sintoma de barriga dura na gestação

O ideal para reduzir esses sintomas é que a gestante procure uma posição mais confortável e respire lentamente, para que o corpo relaxe. Caso estas contrações aconteçam em intervalos de tempo muito pequenos e acompanhadas de dor, um médico deve ser consultado. Em alguns casos, o médico pode receitar magnésio para aliviar esse sintoma.

Diferença entre barriga dura e contrações

É fundamental que a gestante saiba diferenciar os sintomas de barriga dura das contrações, que são mais regulares, intensas e atingem a região da barriga e das costas. Se isso ocorrer, ela deve cronometrar o intervalo entre essas dores. Caso as contrações durem cerca de 60 segundos cada uma e acontecerem a cada cinco minutos, a gestante deve ser levada ao hospital.

Foto: © Angela Luchianiuc - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Barriga dura no início da gestação: o que é', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade