O torcicolo é uma condição muscular que afeta o músculo esternocleidomastoideo, fundamental para a movimentação do pescoço. O problema também pode se dar no trapézio. O torcicolo pode aparecer após um trauma, movimento brusco do pescoço ou como complicação da gripe.
O primeiro sintoma do torcicolo é a contratura do músculo do pescoço. Esta condição causa dor e impede, em grau variado de pessoa para pessoa, os movimentos do pescoço. O paciente mantém o pescoço dobrado e inclinado para o lado afetado e a cabeça voltada para o lado oposto. O torcicolo pode ser passageiro (em caso de acidentes, gripe ou dores agudas) ou crônico.
As mulheres, especialmente depois da menopausa, têm alto risco de sofrer de torcicolo. Pessoas que tenham sofrido acidentes de carro onde o pescoço sofreu o chamado efeito chicote e pessoas com lesões anteriores no trapézio ou vértebras cervicais também correm maior risco.
Em crianças, o torcicolo deve ser examinado com muito cuidado já que pode estar ligado a um quadro de escoliose ou estrabismo (falta de coordenação entre os olhos).
Em geral, o torcicolo - se não for do tipo congênito - é um problema que se resolve em um ou dois dias. Se o problema não passar neste tempo, procure um médico que vai prescrever alguma forma de tratamento. Em caso de persistência das dores, é possível suspeitar de doenças mais graves, como hérnia de disco cervical, amigdalites e mesmo alguns tipos de câncer.
A prevenção do torcicolo é feita com consumo de alimentos ricos em ômega 3 - como sardinha, atum e salmão - que evitam a inflamação das articulações. Também é importante exercitar fibras musculares das costas e pescoço através de massagens e alongamentos.
O tratamento do torcicolo é feito com a imobilização do pescoço, uso de analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides e relaxantes musculares e sessões de fisioterapia para aliviar a contratura. Também é possível o uso de aparelhos geradores de calor para combater o problema muscular. Pomadas anti-inflamatórias são outra opção. Além disso, o repouso é fundamental para a recuperação do paciente.
O tratamento caseiro mais eficiente contra o torcicolo - e que geralmente resolve o problema sem necessidade de uso de medicamentos - é a compressa de água quente, que deve ser aplicada diversas vezes durante o dia e, de preferência, com o paciente deitado. O óleo de eucalipto aplicado na região afetada também é bastante eficiente para o tratamento do torcicolo. Além disso, chá de limão e suco de maracujá com mel são outros auxiliares para a resolução do problema muscular.
Foto: © pathdoc - Shutterstock.com