Benefícios da aloe vera

No mundo, há mais de 250 espécies de aloe vera, mas suas variedades utilizadas na indústria farmacêutica e cosmética são Aloe barbadensis, Aloe arborecens e Aloe ferox.

O que é a aloe vera

A aloe vera é uma planta barata e de fácil cuidado que possui folhas grandes e com sumo das quais é possível obter uma substância muito amarga com diversas propriedades medicinais.

Para que serve a aloe vera

A aloe vera é empregada na preparação de gel e cremes cosméticos e também encontrada também apenas na forma de sumo.

Composição da aloe vera

A aloe vera é uma planta medicinal que têm diversas propriedades e usos terapêuticos. O sumo da aloe vera contém vitamina A, do complexo B, C e E, além de minerais como ferro, magnésio, zinco, cálcio, sódio, manganês e potássio, todos muito importantes para o funcionamento correto do organismo. A aloe vera também contém nove aminoácidos essenciais que o organismo necessita mas não produz naturalmente.

Propriedades da aloe vera

O gel de aloe vera possui propriedades adstringentes, antibacterianas e hidratantes. Aplicado sobre a pele, favorece sua regeneração, combate as rugas e outras imperfeições. O produto também possui propriedades refrescantes e cicatrizantes bastante utilizadas para tratar queimaduras de sol e outras lesões de pele.

Benefícios do suco de aloe vera

O suco da aloe vera combate sensação de ardência na barriga. Tome uma colher do sumo misturado com mel e suco de laranja. É melhor tomar esse preparado ainda em jejum, logo ao acordar. O látex da aloe vera também alivia prisão de ventre e atua como purgante. É recomendado não utilizá-lo com esse fim de maneira frequente pois perde o efeito aos poucos. A polpa da aloe vera trata problemas bucais como feridas e gengivite. Para isso, triture a polpa e passe o sumo na região irritada.

Gel de aloe vera no cabelo

Ele também é benéfico para o cabelo porque protege o couro cabeludo dos raios ultravioleta, contaminação e chuva. O gel também elimina a oleosidade dos fios, trata o ressecamento e torna o cabelo mais brilhante e sedoso. Lavar o cabelo com aloe vera também combate a caspa.

Gel de aloe vera nas pernas

A prática regular de massagens nas pernas com gel de aloe vera é muito boa para combater as celulites. No entanto, como qualquer tratamento de celulite ele tem sua eficácia aumentada se for combinado com dieta balanceada e exercícios físicos.

Aloe vera para a pele

As propriedades anti-inflamatórias da aloe vera convertem essa planta em aliado importante contra acne. Utilize qualquer forma da aloe vera - sabão, creme ou loção - e aplique um pouco no rosto pela manhã e à noite. Além de eliminar a oleosidade dos poros, a aloe vera reduz a inflamação e regenera a pele. O creme de aloe vera também protege contra os raios ultravioleta.

Foto: © Fotyma - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Benefícios da aloe vera', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade