Tipos de remédio para caspa

A caspa ou dermatite seborreica é uma inflamação crônica que se manifesta em locais produtores de oleosidade como o couro cabeludo. A caspa pode, ainda, ser causada por um fungo de origem natural, denominado Malassezia, presente no couro cabeludo de praticamente todas as pessoas.

Causas da caspa

A caspa ou dermatite seborreica pode ser originada por alterações hormonais, estresse, clima seco ou frio, mudanças de temperatura e alimentação de baixo valor nutritivo.

Sintomas da caspa

Com aparência de lesões avermelhadas que descamam e coçam, a caspa pode ser seca ou oleosa e costuma soltar pequenos flocos esbranquiçados. Não contagiosa, a caspa pode se manifestar em forma de dermatite seborreica em outros locais do corpo, geralmente nos que concentram maior oleosidade.

Remédios para caspa de cabelo

A caspa geralmente é tratada com xampus, condicionadores ou tônicos capilares que contenham substâncias como sulfeto de selênio, piritionato de zinco, corticoides, cetoconazol e ácido alfa-hidróxido (AHA).

Remédios caseiros para caspa

Grande parte dos casos de caspa leve podem ser combatidos com medicamentos caseiros, tais como a aplicação de couve no couro cabeludo, lavar a cabeça com água de beterraba fervida, chá de carqueja, suco de maçã e alcaçuz, que reduz a secreção de óleos no couro cabeludo.

Remédios para caspa no rosto

Algumas pessoas desenvolvem caspa na orelha, na sobrancelha, barba e nos cílios e, para combater esse sintoma, recomenda-se uma boa higiene no local, além da adoção de produtos que contenham enxofre na composição, bem como loções de corticosteroides, dependendo do caso.

Foto: © Littlekidmoment - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Tipos de remédio para caspa', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade