Causadas por agentes comuns no nosso dia a dia, as alergias oculares requerem atenção, pois podem gerar um grande mal estar. Também chamadas de conjuntivite alérgica, a alergia nos olhos, dependendo do caso, pode gerar lesões à córnea.
A alergia nos olhos geralmente é causada por substâncias como ácaros, mofo, pelos, pólen ou poeira. Quando se entra em contato com um desses elementos, os olhos ficam irritados, sendo necessário se afastar do local em que as substâncias estavam presentes.
Os sintomas mais comuns de alergia nos olhos são vermelhidão, coceira intensa, lacrimejamento, inchaço e sensibilidade à luz.
Algumas medidas simples são eficientes para evitar a alergia nos olhos. Manter o ambiente arejado e livre de pó, bem como deixar a luz do sol entrar para combater o mofo ou bolor, são algumas atitudes que reduzem o risco de alergia nos olhos. Bichos de pelúcia, carpetes e cortinas também podem conter ácaros e, por isso, devem ser evitados.
Coçar os olhos em demasiado também pode gerar alergias, que favorecem o surgimento de doenças como a deformação das córneas. Manter o filtro do ar condicionado sempre limpo e lavar roupas guardadas há muito tempo antes de usá-las são outras medidas que evitam o aparecimento de alergia nos olhos.
Limpar os olhos com água gelada e fazer compressas é uma ótima forma de combater a alergia nos olhos em casa. Para isso, basta molhar uma gaze limpa em água potável e passar no olho, jogando a gaze fora. Soro fisiológico também pode ser utilizado para limpar o olho irritado. Em casos mais graves, a alergia no olho deve ser tratada com colírios prescritos pelo oftalmologista.
Alguns tipos de maquiagem causam irritações aos olhos, fazendo com que as pálpebras fiquem inchadas e os olhos, avermelhados. Se esse for o seu caso, é fundamental descobrir qual componente está causando a irritação. Pode ser o óxido de ferro (também conhecido como pó de alumínio), os conservantes ou as fragrâncias dos produtos. A recomendação é investir em maquiagens mais naturais e antialérgicas, jogando fora produtos vencidos.
Foto: © Vladimir Gjorgiev - Shutterstock.com