Tudo sobre a alergia aos sulfitos

Faça uma pergunta
A alergia aos sulfitos é uma condição que, em geral, provoca e agrava sintomas da asma. Os sulfitos são aditivos utilizados na indústria alimentícia e também em alguns medicamentos.


O que são os sulfitos

Os sulfitos são conservantes largamente utilizados na indústria alimentícia. Eles atuam impedindo a proliferação de bactérias e fungos sobre os alimentos processados. Alguns produtos ricos em sulfitos são embutidos, cogumelos, queijos, vinagre, picles, molhos industrializados e batatas fritas. Eles também são encontrados no vinho, cerveja e sucos industrializados. Por fim, os sulfitos estão presentes na fórmula de alguns remédios, como colírios, corticoides e anestésicos.

Definição de alergia aos sulfitos

A alergia aos sulfitos é uma condição que vem afetando cada vez mais pessoas em todo o mundo, possivelmente pelo aumento do consumo de produtos processados. Ainda não está claro para a comunidade científica como os sulfitos agem no corpo humano. O que se sabe é que a alergia aos sulfitos não exige que o paciente evite contato com sulfatos (muito presentes em xampus) e enxofre, componente-base dos sulfitos.

Sintomas da alergia aos sulfitos

O principal sintoma da alergia aos sulfitos é o surgimento de sintomas associados à crises de asma. Eles ocorrem principalmente em pacientes que sofrem com a doença, potencializando as manifestações. Além disso, a alergia aos sulfitos pode provocar diarreia, náuseas e vômitos, coceira pelo corpo e vermelhidão e inchaço na pele. Os casos de choque anafilático por alergia aos sulfitos são muito raros e ocorrem em geral com portadores de asma crônica grave.

Diagnóstico de alergia aos sulfitos

No momento, não existem testes alérgicos ou de sangue que sejam capazes de medir a alergia de um paciente aos sulfitos. Desta maneira, a melhor forma de identificar esta condição é com testes alimentares supervisionados por um médico alergista. Para isso, o paciente irá alternar períodos de consumo de alimentos com sulfitos e outros livres destes produtos para que se observe se houve redução e/ou desaparecimento dos sintomas.

Tratamento da alergia aos sulfitos

Não existe hoje em dia um tratamento específico para o controle ou eliminação da alergia aos sulfitos. Além disso, estudos científicos mostraram que não há redução ou desaparecimento do quadro alérgico com o passar dos anos. Sendo assim, o paciente deve evitar produtos ricos em sulfito, bem como medicamentos que contenham sulfito na composição. Deve-se estar atento à fórmula dos produtos, buscando compostos como dióxido de enxofre, sulfito de sódio, sulfito de cálcio e sulfito de potássio. Por fim, deve-se realizar o tratamento padrão para asma nos momentos de crise.

Foto: © wavebreakmedia - Shutterstock.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também