Lucite estival benigna: alergia ao sol

A lucite estival benigna é um tipo de alergia solar. Ela afeta cerca de 10% da população, atingindo particularmente mulheres com idade de 15 a 35 anos. Também pode ocorrer em crianças pequenas.

Causas da lucite estival benigna

A lucite estival benigna aparece principalmente após a primeira exposição ao sol no 2º ou 3º dia de exposição prolongada. Ela pode aparecer no início das férias ou durante um final de semana de exposição ao sol. A lucite estival benigna pode também ocorrer após uma sessão de bronzeamento artificial.

Sintomas da lucite estival benigna

A lucite estival benigna causa coceira intensa e o aparecimento de pequenas pápulas vermelhas. Ela começa no pescoço e, em seguida, atinge o dorso das mãos e antebraços. A face é raramente afetada.

Recorrência da lucite estival benigna

Ela pode aparecer após uma nova exposição e há casos em que o paciente apresenta o problema toda vez que volta a se expor de maneira contínua e excessiva ao sol. Em geral, a lucite vai se agravando e os sintomas surgem com exposições cada vez mais fracas, são mais duradouros e atingem uma maior superfície da pele.

Duração e prevenção

Os sintomas desaparecem gradualmente após cerca de uma semana, desde que você não se exponha ao sol. A prevenção envolve exposição gradual, vestindo roupas de proteção e uso de protetor solar. Um tratamento preventivo, sob recomendação e acompanhamento de um dermatologista, pode aliviar as manifestações da lucite estival benigna. Este tratamento pode integrar o uso de medicamentos antialérgicos e contra malária.

Foto: © world of vector - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Lucite estival benigna: alergia ao sol', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade