Dor de cabeça constante: causas e como aliviar

Há uma série de causas possíveis para a dor de cabeça constante, entre elas cansaço, ansiedade e estresse. Porém, de acordo com os sintomas, fica mais fácil identificar o problema, que pode necessitar de diagnóstico e tratamento médico.

Dor de cabeça constante na testa

Quando localizada na parte frontal da cabeça, a dor de cabeça pode ser sinal de desidratação leve causada por calor intenso, problemas de visão, cansaço, alguns alimentos, jejum, enxaqueca, sinusite, rinite ou gripes, bruxismo, alterações hormonais e problemas de coluna. No caso de enxaqueca, a dor de cabeça constante pode durar até três dias.

Dor de cabeça constante e enjoo

Alguns casos de dor de cabeça acompanhados por náuseas podem ser sinal de pressão alta ou gravidez e, se persistir, deve ser investigada por um médico especialista.

Dor de cabeça constante do lado direito

Dores de cabeça fortes e persistentes em um dos lados da cabeça podem representar enxaqueca, porém cada caso merece uma avaliação específica.

Dor de cabeça constante na nuca

Dores na nuca podem ser causadas por contraturas musculares na região do pescoço, problemas de coluna ou pressão alta. Se aparecer na gravidez, pode ser sinal de eclâmpsia.

Dor de cabeça frequente e dor nos olhos

Dores de cabeça que surgem associados a um sentimento de dor atrás dos olhos em geral estão associadas a problemas de visão, sendo muito comuns em crianças e adolescentes que, ainda sem diagnóstico de distúrbio na visão, forçam a vista para enxergar. O problema também pode surgir em pessoas que não estejam utilizando óculos ou lentes de contato no grau correto.

Como aliviar a dor de cabeça constante

Além de massagens na região, a dor de cabeça constante pode ser aliviada com compressas geladas na testa ou na nuca, descansar em um local sem luz, beber uma copo de água com gotas de limão para se reidratar, tomar analgésico, andar descalço na grama e adequar alimentação, prevenindo alimentos que geram dor de cabeça.

Como evitar a dor de cabeça constante

Uma das formas mais indicadas de prevenir as dores de cabeça constantes é fazendo alguns ajustes na alimentação. Em especial, eleve o consumo de alimentos ricos em vitamina B12 (presente nas carnes, peixes e laticínios), magnésio (frutas, hortaliças e grãos) e ômega 3 (salmão, atum, sardinha).

Quando procurar ajuda médica

Se houver dor de cabeça constante por mais de cinco dias é recomendável procurar um médico neurologista ou clínico geral. Além disso, é importante verificar se há outros sintomas, tais como alterações de visão, perda de equilíbrio, vômitos ou febre, por exemplo, que podem representar problemas mais graves como meningite ou aneurismas.

Foto: © Production Perig - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Dor de cabeça constante: causas e como aliviar', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade