Fibromialgia: sintomas e tratamento

A fibromialgia é uma doença de origem ainda desconhecida que se caracteriza pela ocorrência de dor crônica, normalmente difusa, em um ponto específico do corpo. Em caso de quadro evoluído da doença, a fibromialgia pode causar sérios danos físicos e psicológicos ao paciente.

Sintomas da fibromialgia

O sintoma principal da fibromialgia é a dor crônica muscular ou articular que não passa com uso de remédios. Convivendo com fortes dores ao longo do dia, o portador da doença também sofre de fadiga excessiva e distúrbios do sono. Outra característica marcante da fibromialgia é o caráter flutuante dos sintomas. Com ou sem tratamento, as dores surgem e desaparecem de maneira espontânea.

Diagnóstico da fibromialgia

A fibromialgia é às vezes chamada de doença fantasma pela dificuldade de diagnóstico, expressa principalmente na ausência de anomalias do paciente. Em geral, a realização de uma série de exames biológicos, histológicos e radiológicos não é capaz de efetuar um diagnóstico preciso e conclusivo.

Atualmente, a conclusão quanto à ocorrência da fibromialgia está associada à presença de dor intensa, difusa e crônica (mais de três meses de duração) e sensibilidade à pressão em ao menos 11 de 18 pontos do corpo humano. Entre estes pontos estão a nuca, trapézios, cotovelos, glúteos e atrás dos joelhos.

Tratamento da fibromialgia

O tratamento da fibromialgia exige o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. Ele começa com um reumatologista, que vai definir a abordagem terapêutica. Esta pode incluir consulta a especialistas em dor, psicólogas ou psiquiatras. Além disso, práticas de reeducação corporal, relaxamento muscular e terapia comportamental podem auxiliar no tratamento da fibromialgia.

Tratamento natural da fibromialgia

Alguns alimentos podem servir como tratamento natural da fibromialgia. Pesquisas recentes dão conta de que pacientes com a doença sofrem de carência de vitamina D e magnésio. Para repor estes nutrientes, é importante consumir gema de ovo, atum e sardinha (vitamina D) e abacate, aveia, banana e derivados da soja (magnésio).

Fibromialgia tem cura

A fibromialgia não tem cura. É, portanto, essencial que o portador da doença siga com muita correção o tratamento prescrito pelo médico, mantenha hábitos de vida saudáveis e busque praticar atividades físicas de intensidade moderada.

Foto: © buengza - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Fibromialgia: sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade