Diclofenaco sódico: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

O diclofenaco sódico é um medicamento anti-inflamatório comercializado com os nomes comerciais de Voltaren e Cataflam, por exemplo. Pode ser encontrado nas farmácias em comprimidos de 50 miligramas ou pomada.

Para que serve (indicação)

O diclofenaco sódico tem indicações diferentes nas versões comprimido e pomada. As cápsulas são indicadas para dores articulares, dores nas costas, dores de pós-operatório, crises de gota e infecções no ouvido, garganta e nariz. Já a pomada de diclofenaco serve para inflamações provenientes de entorses e outras lesões traumáticas das articulações.

Como tomar (posologia)

A dose máxima diária de diclofenaco sódico é de 150 miligramas, mas o ideal é que se busque a dose mínima necessária para combater os sintomas. Seu uso deve ser dividido ao longo do dia e ocorrer antes das refeições ou em jejum. Por outro lado, a pomada de diclofenaco sódico deve ser aplicada diretamente na área lesionada.

Atenção: a automedicação é perigosa e pode trazer riscos à saúde do paciente, além não provocar os efeitos esperados. Utilize o diclofenaco apenas sob prescrição e acompanhamento médico.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais frequentes do diclofenaco sódico são dor de cabeça, náusea e vômito, diarreia, perda de apetite e vermelhidão na pele. Outras reações mais raras incluem dores no peito, falta de ar e sonolência. O consumo a longo prazo do diclofenaco, assim como de qualquer outro anti-inflamatório, pode afetar o funcionamento do fígado.

Contraindicações

A primeira contraindicação do diclofenaco sódico é para pacientes com hipersensibilidade à substância ou que já sofreram reações alérgicas a outros tipos de anti-inflamatório. Pacientes com doenças hepáticas, insuficiência cardíaca e úlceras no estômago ou intestino não devem usar diclofenaco. Por fim, mulheres no último trimestre de gravidez não podem tomar o medicamento.

Composição

O comprimido de diclofenaco sódico é composto de 50 mg da substância e excipientes (celulose microcristalina, fosfato de cálcio dibásico, amido glicolato de sódio, dióxido de silício, lactose, laurilsulfato de sódio, estearato de magnésio, copolímero de ácido metacrílico, talco, dióxido de titânio, bicarbonato de sódio, polietilenoglicol 6000, simeticone, sílica, corante amarelo e azul).

Foto: © Artem Illarionov - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Diclofenaco sódico: para que serve, como tomar e efeitos colaterais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.