Xenical (orlistate): para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Xenical é o nome comercial mais conhecido do medicamento cujo princípio ativo é o orlistate. Essa droga é utilizada para promover o emagrecimento e é vendida também sob os nomes de Lipiblock e Lystate. O orlistate pode ser encontrado em caixas com até 84 comprimidos de 120 miligramas.

Para que serve (indicação)

O Xenical é um medicamento indicado para o tratamento da obesidade, ou seja, para pacientes com índice de massa corporal (IMC) acima de 30. Ele atua reduzindo a absorção de gorduras pelo corpo, promovendo assim a perda de peso. O orlistate também é indicado para a manutenção do peso e controle de condições associadas à obesidade, tais como diabetes tipo 2, excesso de colesterol e hipertensão arterial.

Como tomar (posologia)

A posologia do Xenical é de um comprimido de 120 mg a cada refeição (café da manhã, almoço e jantar). A cápsula pode ser ingerida até uma hora após o fim das refeições. Além disso, o paciente deve adotar uma dieta com restrição de calorias e gorduras já que o medicamento reduz em apenas 30% a absorção de gorduras pelo organismo.

Efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais do uso de Xenical ocorrem sobre o sistema digestivo. Entre eles estão evacuações mais oleosas, flatulência, maior necessidade e aumento do volume de evacuações. Há também casos raros de reações alérgicas. Na maior parte das vezes, os efeitos tendem a desaparecer ao longo do tratamento.

Perigos do Xenical

No início dos anos 2000, o Xenical foi uma febre entre os brasileiros. As vendas do produto superaram as expectativas do laboratório Roche, fabricante da droga, e diversas pessoas acreditavam que bastava ingerir os comprimidos para emagrecer. Muitos, inclusive, se automedicaram buscando perder os quilos a mais. No entanto, ao longo dos anos, uma série de estudos demonstraram perigos significativos do uso de Xenical. Os principais são sobre fígado e os rins, que podem sofrer redução ou mesma perda total do seu funcionamento. Por conta disso, a prescrição de Xenical caiu bastante nos últimos anos.

Contraindicações

O Xenical é um medicamento de categoria B. Sendo assim, grávidas devem discutir o uso do medicamento com seu médico, mas ele não é recomendado. Mulheres amamentando não devem tomar Xenical. Crianças de até 12 anos e pacientes com insuficiência renal e hepática também não tem uso aconselhado.

Composição

O Xenical é composto por 120 mg de orlistate e excipientes (celulose microcristalina, amido glicolato de sódio, polividona K30, lauril sulfato de sódio e talco).

Foto: © Tish1 - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Xenical (orlistate): para que serve, como tomar e efeitos colaterais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.