Diclofenaco potássico: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

O diclofenaco potássico é uma substância utilizada para tratamento de dores e quadros inflamatórios, vendida também com o nome comercial de Cataflan. A droga pode ser encontrada em comprimidos de 50 miligramas.

Para que serve (indicação)

O diclofenaco potássico possui ações anti-inflamatórias e analgésicas, sendo portanto indicado para o alívio das dores e redução dos quadros inflamatórios provocados por traumas, cirurgias, dores lombares e reumatismo não articular. Além disso, a substância pode ser usada para dor, inflamação e febre de infecções no ouvido, nariz e garganta.

Como tomar (posologia)

A dose inicial geralmente recomendada varia de 100 a 150 miligramas por dia. No entanto, essa dosagem pode ser ainda menor em quadros mais leves. A ingestão dos comprimidos deve ser dividida em dois ou três momentos por dia.

Atenção: A automedicação é uma prática perigosa e pode provocar aumento dos efeitos colaterais e traz riscos de sobredosagem. O diclofenaco potássico só pode ser consumido sob prescrição médica.

Efeitos colaterais

Observada a posologia do medicamento, os efeitos colaterais provocados pelo diclofenaco potássico são leves. Os mais frequentes se dão sobre o sistema digestivo, ocasionando náuseas, vômitos, diarreia, flatulência e cólicas. Também podem surgir quadros de tontura, dores de cabeça, erupções cutâneas e sonolência. Caso surjam efeitos mais graves (e raros), o médico deve ser consultado.

Contraindicações

O diclofenaco potássico é contraindicado para crianças abaixo dos 14 anos (com exceção das portadoras de artrite juvenil crônica), pacientes com úlcera gástrica e pessoas com alergia ao princípio ativo ou qualquer outro componente da fórmula do medicamento. Para grávidas, o remédio deve ser utilizado na menor dose possível e somente se houver prescrição médica. Em lactantes, a quantidade de substância transmitida pelo leite materno é tão baixa que não se esperam efeitos sobre o bebê.

Composição

Um comprimido de diclofenaco potássico contém 50 mg da substância mais excipientes (lactose, fosfato de cálcio dibásico, celulose microcristalina, amido, glicolato de sódio, estearato de magnésio, macrogol, corante alumínio laca amarelo, dióxido de titânio, polímero catiônico do ácido metacrílico, óxido de ferro vermelho, álcool isopropílico, acetona e água purificada).

Foto: © Pan Stock - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Diclofenaco potássico: para que serve, como tomar e efeitos colaterais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade