O termo flatulência designa a produção de gás gastrointestinal que provoca incômodos abdominais. Podendo ser acompanhada por arrotos, a flatulência geralmente surge após as refeições, já que se forma depois de aproximadamente três horas da digestão alimentar. Quando não causam dores, as flatulências são resultante da fermentação de matérias decompostas.
Para quem sofre com esse mal, é recomendado evitar o consumo de alguns legumes, em particular feijão, soja, lentilha, ervilhas, além de carne vermelha. Alimentos como massa e batata também favorecem a formação de gases.
Para evitar a formação de gases estomacais ou intestinais, deve-se comer lentamente, fazer três refeições ao dia e dois lanches, não ingerir bebidas gasosas, alcoólicas e café.
A aparição de flatulências acompanhadas de dores abdominais, impossibilidade de defecar ou expelir o gás é um caso de emergência, bem como situações em que há diarreia ou vômito, febre ou sangue nas fezes. Em situações sem sintomas graves, a pessoa tem a possibilidade de ingerir medicamentos adquiridos na farmácia e sem necessidade de receita médica.
Alguns medicamentos vendidos sem prescrição médica podem aliviar as dores que causam desconforto por conta da flatulência sem sintomas graves. Os antiespasmódicos e remédios associados a antiácidos também protegem o estômago do acúmulo do gás, bem como medicamentos naturais como fitoterapia e homeopatia.
Foto: © Aha-Soft - Shuttertock.com