O International Normalized Ratio (INR, na sigla em inglês) é um dos principais indicadores da coagulação sanguínea.
O INR é um índice padronizado e adotado em todo o mundo por recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para unificar as análises do tempo de protrombina, teste que aponta a tendência de coagulação do sangue de um paciente.
A medição do INR, realizada por meio de um exame chamado coagulograma, é prescrita para pacientes que realizam tratamento com anticoagulantes por antivitamina K. Entre estes pacientes, o tempo de coagulação do sangue pode variar bastante, o que exige acompanhamento médico regular. Quando o INR apresenta irregularidade, o tratamento deve ser ajustado pelo profissional de saúde responsável.
Um valor normal de INR deve ficar entre 2 e 3 em pacientes fazendo tratamento anticoagulante para prevenção da trombose venosa profunda, em pacientes que farão cirurgia com alto risco trombótico ou em tratamento de trombose venosa ou embolia pulmonar. Por outro lado, pacientes com prótese valvular mecânica ou que já tenham sofrido embolias recorrentes devem ter INR entre 3 e 4,5.
Em geral, considera-se alto o resultado de INR acima de 5. Nestes casos, o risco hemorrágico do paciente é grande e medidas devem ser tomadas para estabilizar o valor do INR em níveis mais baixos. Os ajustes feitos são geralmente alteração da dose de medicamento e redução do consumo de verduras e legumes ricos em vitamina K. Entre as fontes de vitamina K estão cenoura, aspargos, repolho, rúcula, agrião, espinafre, entre outras.
Foto: © oksana2010 - Shutterstock.com