Vitamina K - Definição


Definição de vitamina K

A vitamina K é uma vitamina existente em três formas distintas que pode ser ingerida pela alimentação ou fabricada pelo organismo. Ela participa principalmente do processo de coagulação sanguínea permitindo a fabricação de alguns fatores dessa coagulação no fígado. Em caso de carência em vitamina K, a queda na concentração dos fatores causa coagulação ruim do sangue.

Essa propriedade é principalmente utilizada em terapêuticos com os antivitamínicos K, medicamentos dados para prevenir os fenômenos de trombose ou embolias, ou as curar. Os antivitamínicos K são principalmente utilizados em casos de flebite, embolia pulmonar ou arritmia cardíaca por fibrilação atrial, onde o risco principal é o acidente vascular cerebral.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 14 de maio de 2018 às 12:56 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Vitamina K - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Vitamina B2 - Definição
Volume corrente - Definição