Volume corrente - Definição


Definição de volume corrente

O volume corrente (VC) é o volume de ar inspirado ou expirado a cada movimento respiratório. Essa medida se faz graças a espirometria que estuda a ventilação pulmonar, praticada em testes de funções respiratórias. O paciente é colocado em um pequeno cômodo e respira através de um bocal. A máquina é ligada a uma tela, onde aparecem curvas relativas aos volumes respiratórios. Esses resultados permitem avaliar a capacidade respiratória do paciente e indicar uma patologia ou acompanhar sua evolução. As principais patologias que causam diminuição do volume corrente são a broncopneumopatia crônica obstrutiva, insuficiência respiratória crônica no quadro de uma doença pulmonar crônica ou enfisema pulmonar.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 12 de outubro de 2017 às 11:41 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Volume corrente - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Vitamina K - Definição
Vôlvulo do sigmoide - Definição