Vôlvulo do sigmoide - Definição

Definição de vôlvulo do sigmoide

Vôlvulo é um termo do latim que descreve um tubo girando sobre si mesmo, formando um laço que estrangula a base. O vôlvulo do sigmoide é, portanto, uma torção da parte terminal do cólon que causa obstrução do duto digestivo. Ele também pode ser responsável pela compressão de vasos sanguíneos e causar necrose - morte das células não alimentadas por oxigênio - se o vôlvulo não for rapidamente tratado.

Além disso, a progressão dos materiais intestinais não é mais possível. Os sintomas do vôlvulo do sigmoide são dores abdominais de aparição súbita, interrupção da eliminação de gases e fezes, inchaço abdominal e vômitos quando a doença se encontra em estágio avançado. Um exame de imagem permite descobrir o vôlvulo. Em caso de sinal de necrose, a retirada cirúrgica é urgente.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Vôlvulo do sigmoide - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade