Os gargarejos podem ser feitos com água e sal, água oxigenada, bicarbonato de sódio e vinagre, por exemplo, possuem ação bactericida, antimicrobiana e desinfectante, ajudando a eliminar os microrganismos que estejam provocando inflamações na região da boca e da garganta.
Um dos melhores remédios para curar inflamações na garganta é o gargarejo com água e sal. Ele deve ser feito com uma colher de sopa de sal e um copo de água morna, misturando bem os ingredientes. Na sequência, deve ser colocado um gole de água na boca e gargarejar pelo máximo de tempo que conseguir, cuspindo a água na sequência e repetindo o processo por mais três vezes.
A água oxigenada é útil para combater infecções na boca e garganta. Para fazer um gargarejo com essa mistura, deve-se adicionar duas colheres de sopa de água oxigenada 10 volumes a um copo de água, mexendo bem a solução. Na sequência, fazer o gargarejo, cuspir e repetir o processo mais três vezes.
Esse gargarejo deve ser feito adicionando uma colher de chá de bicarbonato de sódio em uma xícara de água morna. Dar um gole, fazer um gargarejo pelo maior tempo possível e cuspir, repetindo a operação três vezes.
Ideal para combater dores nos dentes e gengiva, o gargarejo de vinagre deve ser feito adicionando quatro colheres de sopa de vinagre de maçã e quatro colheres de sopa de água, fazendo um gargarejo pelo máximo de tempo que se conseguir.
O tradicional gargarejo com água e sal é uma forma eficiente, prática e caseira de combater a tosse seca ou com catarro. A solução deve ser feita com uma colher de sopa de sal e um copo de água morna, fazendo gargarejos por três vezes seguidas.
Foto: © Tharakorn - Shutterstock.com