Sabe quando você sente que há algo obstruindo a sua garganta e falta o ar? Esse sintoma é muito comum e pode ser causado por ansiedade ou refluxo da acidez do estômago.
Essa situação ocorre quando o ácido estomacal volta para o esôfago, laringe e faringe, causando essa sensação de bola na garganta, além de rouquidão, dor de garganta, dificuldade para engolir e gosto ruim na boca.
Pessoas tensas e muito ansiosas desenvolvem esse tipo de sintoma, gerado por contrações musculares involuntárias. Uma má alimentação, com gorduras e frituras em excesso e longos períodos sem se alimentar, falta de sono regular, consumo excessivo de café e bebidas alcoólicas são fatores que pioram esse sintoma.
Um profissional pedirá exames para verificar se o paciente sofre de refluxo. A videolaringoscopia é um exame que ajuda a investigar as causas desse problema, que, caso seja confirmado, requer a mudança de alguns hábitos e, em alguns casos, tratamento medicamentoso.
Falta de ar, ânsia de vômito, garganta fechada, dificuldade para engolir, insegurança ao falar e tontura são sintomas que podem acompanhar a sensação de bola na garganta. Pessoas que fazem uso de ansiolíticos e calmantes têm propensão para este problema. Caso esse seja o diagnóstico do médico, o paciente precisará de tratamento psicológico, além de medicamentos indicados por um especialista para controlar a ansiedade nos períodos mais complicados.
Se a sensação de bola na garganta for causada por ansiedade, é recomendável praticar atividades físicas, exercícios de relaxamento e desenvolver técnicas de autocontrole para minimizar os efeitos desse mal, que tende a desaparecer à medida em que a pessoa for conseguindo assumir o controle da situação.
Foto: © Kamil Macniak - Shutterstock.com