O sapinho é uma forma de micose que acomete a boca de bebês e adultos e está relacionada à presença de fungos na cavidade da boca e faringe. Benigno na maioria dos casos, esse mal também pode ser associado a patologias mais graves.
A candidíase oral, comumente chamada de sapinho, é uma infecção que atinge a boca e gera a proliferação de um tipo de fungo unicelular chamado Candida albicans. Esse fungo vive naturalmente na boca e no trato digestivo, porém, na presença de alguns fatores, multiplicam-se de maneira descontrolada, causando a candidíase.
O sapinho pode ser causado pelo uso prolongado de antibióticos e corticoides por via oral ou por fatores como baixa imunidade gerada a males como HIV, câncer, no caso de pacientes submetidos a quimioterapia, gravidez ou diabetes.
O sapinho na boca é uma infecção frequente e benigna nas crianças recém-nascidas. É transmitida pela mãe à criança durante o parto e se manifesta, geralmente, no período após o nascimento até o segundo mês. Desaparece de maneira espontânea, mas requer acompanhamento, já que pode ser dolorosa.
O sapinho se manifesta com o aparecimento de manchas brancas e rosadas na língua, além de lesões nos lábios, céu da boca e mucosa bucal, com sensação de queimação e dores na boca ou garganta.
Após o diagnóstico, o médico prescreverá antifúngicos por via oral, além de medidas para garantir a assepsia do local.
Foto: © mukhina1 - 123RF.com