Sapinho: causas e tratamento

O sapinho é uma forma de micose que acomete a boca de bebês e adultos e está relacionada à presença de fungos na cavidade da boca e faringe. Benigno na maioria dos casos, esse mal também pode ser associado a patologias mais graves.

Definição de sapinho

A candidíase oral, comumente chamada de sapinho, é uma infecção que atinge a boca e gera a proliferação de um tipo de fungo unicelular chamado Candida albicans. Esse fungo vive naturalmente na boca e no trato digestivo, porém, na presença de alguns fatores, multiplicam-se de maneira descontrolada, causando a candidíase.

Causas do sapinho

O sapinho pode ser causado pelo uso prolongado de antibióticos e corticoides por via oral ou por fatores como baixa imunidade gerada a males como HIV, câncer, no caso de pacientes submetidos a quimioterapia, gravidez ou diabetes.

O sapinho em recém-nascidos

O sapinho na boca é uma infecção frequente e benigna nas crianças recém-nascidas. É transmitida pela mãe à criança durante o parto e se manifesta, geralmente, no período após o nascimento até o segundo mês. Desaparece de maneira espontânea, mas requer acompanhamento, já que pode ser dolorosa.

Sintomas da candidíase oral

O sapinho se manifesta com o aparecimento de manchas brancas e rosadas na língua, além de lesões nos lábios, céu da boca e mucosa bucal, com sensação de queimação e dores na boca ou garganta.

Como tratar o sapinho

Após o diagnóstico, o médico prescreverá antifúngicos por via oral, além de medidas para garantir a assepsia do local.

Foto: © mukhina1 - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Sapinho: causas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade