Nistatina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

A nistatina é um medicamento antifúngico também comercializado sob o nome comercial de Canditrat. Ele é indicado para o tratamento do sapinho e é encontrado nas drogarias em frascos de 50 mililitros da substância.

Para que serve (indicação)

A nistatina é um antifúngico, ou seja, um medicamento responsável por combater infecções por fungos. Entre outras condições, a nistatina combate especialmente infecções por Candida albicans, popularmente chamada de sapinho. Essa doença afeta recém-nascidos e crianças amamentando, bem como causar lesões na boca e no sistema digestivo de adultos com imunidade reduzida e/ou déficit de nutrientes.

Como usar (posologia)

A nistatina possui orientações específicas de uso. Em primeiro lugar, lave bem a boca. Depois, agite o frasco do medicamento e pingue as gotas necessárias. Bocheche o líquido pelo máximo de tempo possível antes de engolir. Para recém-nascidos ou bebês que não conseguem bochechar, é necessário pingar metade da dose em cada lado da boca.

A posologia de nistatina para prematuros e crianças com baixo peso é de 1 ml quatro vezes ao dia. Para crianças de até dois anos, a dose pode chegar a 2 ml. Por fim, crianças e adultos podem tomar até 6 ml de nistatina quatro vezes ao dia. É importante destacar que o tratamento deve ser mantido até o fim do período prescrito pelo médico. No mais, a automedicação é perigosa e é contraindicada.

Efeitos colaterais

Na maior parte das vezes, a nistatina não provoca efeitos colaterais. Nos casos em que há reações adversas, as mais comuns são diarreia, náuseas, vômito e angioedema (inchaço nas camadas profundas da pele). Essas ocorrências costumam estar associadas ao uso prolongado e de altas doses de nistatina.

Contraindicações

A nistatina só está totalmente contraindicada para pessoas com alergia ao princípio ativo ou qualquer outra substância presente na fórmula. Para grávidas e lactantes, o remédio é classificado na categoria B, isto é, só pode ser utilizado sob prescrição médica. Não é necessário alteração da posologia ou do uso em idosos.

Composição

Cada mililitro do medicamento possui 100.000 Ul (microlitros) de nistatina mais excipientes (água de osmose reversa, carmelose sódica, glicerina, sacarina sódica, ciclamato de sódio, álcool etílico, metilparabeno, metabissulfito de sódio, propilparabeno, hidróxido de sódio, aroma de menta e aroma de cereja).

Foto: © Rawan Hussein - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Nistatina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.