Uma dieta rica em vitamina B12 deve contemplar especialmente os alimentos de origem animal, tais como peixes, carnes, ovos, queijo e leite, que mantêm os glóbulos vermelhos do sangue saudáveis.
A principal atuação da vitamina B12 é proteger e combater a anemia.
Quem não consome carnes e nem alimentos de origem animal pode incluir levedo de cerveja ou algas marinhas em sua dieta para ingerir vitamina B12 de fontes naturais. Se desejar, a pessoa também pode fazer um acompanhamento com um profissional de saúde, que receitará suplementação de vitamina B12.
Exemplos adicionais de alimentos ricos em vitamina B12 são bife de fígado, mariscos, ostras, coração, arenque, caranguejo e salmão cozidos, fígado de frango e truta grelhada.
Atualmente, existem alimentos enriquecidos com vitamina B12. Eles fornecem, em 100 gramas do produto pronto, de 15% a 30% da ingestão diária recomendável. Esses alimentos podem ser cereais matinais, produtos à base de soja, achocolatados em pó e creme de amendoim.
A falta de vitamina B12 costuma acometer mais os vegetarianos, porém também se manifesta em quem ingere carne. Fadiga, cansaço, anemia, prisão de ventre, perda de peso, confusão mental, feridas na boca e na língua e depressão são os principais sintomas da ausência de vitamina B12 no organismo.
Quando consumida em excesso, a vitamina B12 gera alterações no baço e nos linfócitos. Embora seja raro, o excesso de vitamina B12 no organismo pode ocorrer quando se ingerem suplementos sem indicação médica.
Foto: © tansindove - Shutterstock.com