Para que servem os flavonoides

Os flavonoides são pigmentos naturais presentes nos vegetais. Eles foram descobertos em 1930 pelo Prêmio Nobel de Química, Sent Gyorgy. Em um experimento, o cientista isolou a substância citrina da casca do limão, descobrindo que ela era responsável por regular a permeabilidade das pequenas artérias. O organismo humano não produz flavonoides, o que nos obriga a obter estas substâncias por meio da alimentação ou em suplementos farmacológicos.

Estrutura química dos flavonoides

A estrutura química dos flavonoides é composta por fenois, alilisulfatos, entre outros elementos. Ainda que sejam bastante estáveis, tais elementos se perdem nos processos de industrialização dos alimentos. Por isso, é recomendado que vegetais e frutas sejam consumidos in natura. Os flavonoides também estão concentrados na pele dos alimentos. Portanto, frutas como maçã, pêssego e vegetais devem ser ingeridos com casca para absorção dos flavonoides.

Benefícios dos flavonoides

Os flavonoides protegem o organismo por sua ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento celular e os processos degenerativos. Eles também garantem proteção contra elementos nocivos à saúde como raios ultravioleta, contaminação ambiental e substâncias tóxicas presentes nos alimentos. O poder antioxidante é reforçado em combinação com a vitamina C.

Tipos de flavonoides

Já foram identificados mais de 5 mil tipos de flavonoides, amplamente distribuídos em plantas, frutas, verduras e bebidas como vinho, cerveja e chá verde. Os principais flavonoides são betacaroteno, licopeno, capsantina, luteína, catequinas, resveratrol, antocianinas e rutinas.

Onde encontrar flavonoides

Os principais alimentos fontes de flavonoides são morango, abacate, banana, laranja lima, uva, toranja, espinafre, pimentão, berinjela, cebola, brócolis, cenoura e couve-flor.

Propriedades dos flavonoides

A capacidade antioxidante dos flavonoides impede a oxidação do colesterol ruim (LDL), previne a aterosclerose, doenças cardiovasculares e degenerativas, como mal de Parkinson e Alzheimer. Suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas explicam também os efeitos protetores sobre o diabetes, úlceras gástricas, infecções virais e alergias. Os flavonoides demonstram efeitos anticancerígenos, podendo ser efetivos na prevenção do câncer de pulmão, melanoma e inibindo o crescimento de tumores nas mamas. Outras propriedades atribuídas aos flavonoides são antitrombóticas, proteção do fígado e indução da ação de hormônios desintoxicantes.

Benefícios das antocianinas

Além das outras funções já citadas, as antocianinas, encontradas nas framboesas, por exemplo, atuam na prevenção de doenças visuais, como a degeneração macular. Além disso, elas exercem ação protetiva sobre os vasos capilares e ajudam na melhora da capacidade visual, mesmo se o paciente não possui nenhuma doença. Combinada com plantas medicinais, as antocianinas também são usadas para combater quadros de tontura crônica.

Foto: © Africa Studio - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Para que servem os flavonoides', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade