Câncer de pulmão - Definição

Abril 2018


Definição de câncer de pulmão

O câncer de pulmão é o que causa o maior número de mortes em homens no Brasil. O câncer brônquico é principalmente ligado ao consumo de tabaco e é muito agressivo, pois causa metástases rapidamente. Além do histórico de fumante encontrado nos antecedentes do paciente, é possível suspeitar do câncer através de tosse, dificuldades respiratórias, dor torácica, expectoração de sangue e muitas vezes uma baixa de estado generalizada.

A radiografia dos pulmões é o primeiro exame realizado, às vezes uma tomografia e em casos de suspeita de lesões, uma fibrioscopia ou biópsia da lesão é necessária para identificar as células que a constituem. Os clássicos cirurgia, quimioterapia e radioterapia são utilizados em função do grau de evolução do câncer. É importante ressaltar que o pulmão é um órgão frequentemente afetado pelas metástases de outros cânceres.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 1 de fevereiro de 2018 às 16:20 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Câncer de pulmão - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Calcificação aórtica - Definição
Câncer generalizado - Definição