Câncer de pulmão - Definição

Faça uma pergunta

Definição de câncer de pulmão

O câncer de pulmão é o que causa o maior número de mortes em homens no Brasil. O câncer brônquico é principalmente ligado ao consumo de tabaco e é muito agressivo, pois causa metástases rapidamente. Além do histórico de fumante encontrado nos antecedentes do paciente, é possível suspeitar do câncer através de tosse, dificuldades respiratórias, dor torácica, expectoração de sangue e muitas vezes uma baixa de estado generalizada.


A radiografia dos pulmões é o primeiro exame realizado, às vezes uma tomografia e em casos de suspeita de lesões, uma fibrioscopia ou biópsia da lesão é necessária para identificar as células que a constituem. Os clássicos cirurgia, quimioterapia e radioterapia são utilizados em função do grau de evolução do câncer. É importante ressaltar que o pulmão é um órgão frequentemente afetado pelas metástases de outros cânceres.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde