2
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Câncer de mandíbula: sintomas e tratamento

O câncer de mandíbula é um dos tipos de câncer de boca. Neste caso, porém, o osso do maxilar ou mandíbula é afetado. Considerado um câncer raro, ele provoca dor na boca e inchaço na região da mandíbula e do pescoço.


Definição de câncer de mandíbula

O câncer de mandíbula, também denominado carcinoma ameloblástico de mandíbula, desenvolve-se no osso dessa região. Geralmente, é diagnosticado nas fases iniciais, já que seus sintomas são bastante visíveis.

Sintomas do câncer de mandíbula

O câncer de mandíbula, em geral, manifesta-se por meio de dores na região afetada, dores ao mastigar ou falar, leves deformações, alterações da voz, dificuldade para mastigar ou engolir, dor de cabeça frequente, sangramento na boca, bem como problemas dentais (dentes móveis ou anormais).

Diagnóstico do câncer de mandíbula

Quando houver um ou mais dos sintomas listados acima, o especialista solicita um exame clínico da mandíbula, dos dentes e do interior da cavidade bucal. Geralmente, é solicitada uma radiografia do conjunto dos ossos maxilar e mandibular durante exame chamado ortopantomograma. Em caso de suspeita de lesão, uma ressonância magnética pode ser realizada para estudo mais preciso do tumor.

Se a lesão for confirmada, faz-se uma biópsia para analisar sua natureza. Se o câncer for confirmado, um exame de extensão é necessário, ou seja, a pesquisa de outras localizações de células cancerígenas no organismo.

Tratamento do câncer de mandíbula

O tratamento varia de acordo com a natureza do câncer e sua evolução. Ele pode ser tratado por meio de retirada cirúrgica, quimioterapia com medicamentos ou radioterapia, que emite raios sobre o tumor. Casos específicos pedem a associação dessas técnicas.

Foto: © pathdoc - Shutterstock.com

0 Comentário