Hidrocele testicular- Sintomas e tratamento

Faça uma pergunta
A hidrocele é uma doença benigna que se manifesta com o inchaço do testículo. Não representa um risco de se transformar em algo mais grave.


Definição de hidrocele testicular

Um cisto é uma massa que cresce no centro de um tecido ou de um órgão. No nível dos testículos, distinguimos diversos tipos de cistos.

Cisto do cordão

O primeiro é o cisto do cordão, que vem de uma anomalia de fechamento de um canal durante a vida embrionária, chamado de canal peritônio-vaginal. Ele deixa passar um pouco de líquido vindo do abdômen e, depois, o canal se fecha, o que gera uma pequena formação sobre o trajeto do cordão.

Hidrocele vaginal

Na hidrocele vaginal, o acúmulo de líquido se dá na parte terminal do tubo. Falamos igualmente de hidrocele comunicante quando o canal ainda não está completamente fechado e, por isso, persiste uma comunicação anormal entre o canal e a bolsa. No adulto, uma hidrocele pode igualmente ser vista, mas a causa é diferente, geralmente secundária a uma infecção, um traumatismo ou outra patologia testicular.

Cisto epididimário

Esse cisto é um acúmulo de líquido sobre o trajeto desse tubo do testículo.

Manifestações da hidrocele testicular

Nas crianças, o cisto do cordão ou o hidrocele vaginal são geralmente descobertos pouco tempo após o nascimento, e são sem gravidade. Eles se apresentam como uma pequena tumefação situada no nível de uma das duas bolsas, e são indolores. A hidrocele pode ser comunicante; neste caso, pode aumentar de tamanho na posição de pé, e uma pressão sobre a bolsa pode fazê-lo diminuir.

A hidrocele do adulto se apresenta igualmente como uma massa de um único testículo, frequentemente de grande volume, e indolor, mas é geralmente responsável por um problema.

O cisto epididimário causa igualmente um transtorno com uma bolsa menos volumosa, mas, às vezes, dolorosa.

Diagnóstico de hidrocele testicular

O diagnóstico é geralmente simples nas crianças. A confirmação do conteúdo líquido se faz com a ajuda de uma técnica de transiluminação, que utiliza uma luz iluminando um lado da bolsa, quando se vê a passagem do raio luminoso através da bolsa. Pode haver um retorno espontâneo à normalidade nos primeiros anos de vida.

A transiluminação permite também fazer o diagnóstico do hidrocele no adulto. Diante de uma suspeita de cisto, uma ultrassonografia testicular é realizada.

Tratamento da hidrocele testicular

Na maior parte dos casos, nas crianças, um acompanhamento clínico é efetuado para observar a evolução do cisto, uma vez que o caráter benigno da lesão tenha sido constatado. O desaparecimento se faz geralmente no primeiro ano, mas, em caso de persistência e de incômodo importante, uma intervenção cirúrgica pode ser realizada, geralmente a partir dos sete anos. A hidrocele vaginal do adulto deve ser operada se a causa identificada não puder ser tratada.

Foto: © RAJ CREATIONZS - Shutterstock.com

Veja também

Aracnoide
Cisto da glândula de Bartholin