ureaplasma urealiticum é uma bactéria da família dos micoplasmas que estão sediadas no aparelho urogenital de maneira normal. Enquanto isso, elas podem se tornar patogênicas, ou seja, responsáveis por uma agressão sobre o organismo. Ela causa então uretrites, principalmente no homem, e cervicites na mulher, durante uma transmissão por relações sexuais: trata-se portanto de uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Em alguns casos mais incômodos, ela pode causar uma prostatite no homem ou uma salpingite na mulher, ou seja, uma infecção nas trompas uterinas. As sequelas desta infecção podem ser problemas de fertilidade e gravidez extrauterinas.
as manifestações de ureaplasma urealiticum são quase inexistentes na maioria dos casos, onde a bactéria afeta o homem ou a mulher. De qualquer forma, quando os sintomas aparecem, eles se tratam sobretudo de:
o Uma uretrite (inflamação da uretra) com incômodo na emissão de urinas, queimaduras urinárias, vermelhidão do meato urinário, escoamentos emitidos deste orifício;
o De uma prostatite com febre, calafrios, dores difusas, problemas urinários com necessidades bem mais frequentes e urgentes, dores lombares;
o De uma cervicite na mulher com queimaduras urinárias, vontades frequentes de urinar às vezes com perdas urinárias;
o De uma salpingite nos casos mais graves com dores na base do ventre, hemorragia vaginal.
o diagnóstico é confirmado após amostras localizadas. Ele permite descobrir o tipo de infecção sexualmente transmissível da qual o paciente sofre e de determinar a presença eventual de outros germes tais como os Tricomonas, Clamídia ou Cândida.
após identificação do germe envolvido, quando trata-se do Ureaplasma urealiticum, um tratamento por antibiótico será utilizado. Além disso, é previsto um exame para procurar outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e descarta-las e tratar os parceiros se necessário. As relações sexuais deverão ser protegidas até a cura.
as relações sexuais protegidas, principalmente pelas pessoas tendo diversos parceiros, permitindo evitar a contaminação.