Ureaplasma

Faça uma pergunta

Definição

ureaplasma urealiticum é uma bactéria da família dos micoplasmas que estão sediadas no aparelho urogenital de maneira normal. Enquanto isso, elas podem se tornar patogênicas, ou seja, responsáveis por uma agressão sobre o organismo. Ela causa então uretrites, principalmente no homem, e cervicites na mulher, durante uma transmissão por relações sexuais: trata-se portanto de uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Em alguns casos mais incômodos, ela pode causar uma prostatite no homem ou uma salpingite na mulher, ou seja, uma infecção nas trompas uterinas. As sequelas desta infecção podem ser problemas de fertilidade e gravidez extrauterinas.

Manifestações

as manifestações de ureaplasma urealiticum são quase inexistentes na maioria dos casos, onde a bactéria afeta o homem ou a mulher. De qualquer forma, quando os sintomas aparecem, eles se tratam sobretudo de:
o Uma uretrite (inflamação da uretra) com incômodo na emissão de urinas, queimaduras urinárias, vermelhidão do meato urinário, escoamentos emitidos deste orifício;
o De uma prostatite com febre, calafrios, dores difusas, problemas urinários com necessidades bem mais frequentes e urgentes, dores lombares;
o De uma cervicite na mulher com queimaduras urinárias, vontades frequentes de urinar às vezes com perdas urinárias;
o De uma salpingite nos casos mais graves com dores na base do ventre, hemorragia vaginal.

Diagnóstico

o diagnóstico é confirmado após amostras localizadas. Ele permite descobrir o tipo de infecção sexualmente transmissível da qual o paciente sofre e de determinar a presença eventual de outros germes tais como os Tricomonas, Clamídia ou Cândida.

Tratamento

após identificação do germe envolvido, quando trata-se do Ureaplasma urealiticum, um tratamento por antibiótico será utilizado. Além disso, é previsto um exame para procurar outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e descarta-las e tratar os parceiros se necessário. As relações sexuais deverão ser protegidas até a cura.

Prevenção

as relações sexuais protegidas, principalmente pelas pessoas tendo diversos parceiros, permitindo evitar a contaminação.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.

Este documento, intitulado 'Ureaplasma', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.