Benefícios da maca peruana

A maca peruana, de nome científico Lepidium meyenii, é um vegetal originado na região andina, especialmente no Peru. A raiz é a porção mais consumida da maca, que vem ganhando adeptos por ajudar a emagrecer e combater desequilíbrios psicológicos. A maca está enquadrada na categoria de superalimentos por ter diversos componentes em sua fórmula.

Para que serve a maca peruana

A composição variada da maca peruana garante uma série de benefícios. O principal deles é a prevenção de doenças cardiovasculares por conta da presença do ômega 3, que reduz o colesterol ruim (LDL) e controla o nível de gorduras no sangue. Fonte de ferro e cálcio, a raiz também evite a anemia e a osteoporose. Além disso, a maca peruana possui ação afrodisíaca. Em mulheres, o vegetal eleva a libido enquanto em homens ela aumenta a produção de sêmen.

Maca peruana emagrece

Nenhum alimento sozinho é capaz de promover emagrecimento. No entanto, a maca peruana pode ser uma importante aliada na perda de peso por duas razões. Em primeiro lugar, ela reduz o apetite, o que pode ajudar a pessoa a ingerir menores porções de comida ao longo do dia. Além disso, ela é pouco calórica. Duas colheres de chá da farinha de maca possuem apenas 30 calorias.

Como comer a maca peruana

A raiz da maca peruana normalmente é triturada e se consome a farinha do produto. Em geral, recomendam que a maca seja misturado ao leite ou iogurte. É possível também adicionar a farinha de maca na salada, por exemplo. Também existem versões da maca em cápsula à venda.

Onde comprar a maca peruana

A maca peruana, por não ser tão difundida como outros superalimentos, só costuma ser encontrada em lojas especializadas em produtos naturais. Os preços giram em torno de R$ 40 também para cápsulas quanto para a farinha.

Efeitos colaterais da maca peruana

O uso da maca peruana pode provocar alguns efeitos colaterais. Em primeiro lugar, a raiz é rica em iodo. Por conta disso, pessoas com distúrbios de tireoide devem consumi-la com bastante moderação. Há risco também de alergia à raiz, que só pode ser descoberta pelo consumo.

Além disso, a maca aumenta a taxa de testosterona o que pode, principalmente em mulheres, provocar alterações hormonais, tais como crescimento de pelos faciais, surgimento de acne e cravos, engrossamento da voz, resistência à insulina e maior risco de algumas formas de câncer. A maca também está relacionado a quadros de azia, insônia e taquicardia.

Contraindicações da maca peruana

Ainda não há estudos definitivos sobre o assunto, mas a maca peruana não deve ser utilizada por gestantes e lactantes, principalmente porque mulheres em um desses estados devem ter bastante cuidado com tudo que ingerem.

Foto: © MaraZe - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Benefícios da maca peruana', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade