Mastruz: propriedades e indicações

Planta medicinal, o mastruz também é conhecido como erva de santa maria, lombrigueira ou ambrosia. Seu uso é indicado no tratamento de doenças como bronquite e pé de atleta.

Como reconhecer o mastruz

Essa planta tem folhas verde escuras alongadas e de diversos tamanhos, com flores pequenas e esbranquiçadas. Com um pé que atinge até 70 centímetros de comprimento, o mastruz pode ser adquirido em lojas de produtos naturais.

Indicações do mastruz

O mastruz é utilizado no tratamento de rouquidão, bronquite, má circulação, pé de atleta, fraturas, hemorroidas, varizes, tuberculose, asma, parasitas intestinais, resfriados e contusões. Ele age, ainda, como repelente de insetos.

Propriedades do mastruz

Essa planta conta com propriedades anti-inflamatórias, expectorantes, vermífugas, cicatrizantes, aromáticas, sedativas, abortivas, digestivas, antifúngicas, antimicrobianas e antivirais.

Como utilizar o mastruz

O mastruz pode ser utilizado tanto para fazer infusões com suas folhas, flores e sementes quanto misturado com leite, xarope, extratos e essências.

Infusão de mastruz

O chá de mastruz deve ser feito da seguinte maneira: coloque uma xícara de café da planta fresca com sementes em 500 mililitros de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois, coe e beba uma xícara de seis em seis horas. Esta infusão é indicada para o tratamento de problemas de estômago.

Efeitos colaterais do mastruz

Os efeitos colaterais do mastruz incluem irritação na pele e mucosas, além de dor de cabeça, vômito, aborto, danos no fígado, náuseas e transtornos visuais.

Contraindicações do mastruz

O mastruz é contraindicado no caso de gravidez e também não deve ser dado a crianças com menos de 2 anos. É recomendável tomar essa erva com orientação médica, já que ela pode ser tóxica.

Foto: © Jag_cz - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Mastruz: propriedades e indicações', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade