O barbatimão é uma planta medicinal utilizada para tratar feridas, hemorragias, queimaduras, dores de garganta ou inchaços e hematomas na pele. Ela também é eficiente para ajudar a combater doenças como diabetes ou malária.
O barbatimão tem diversos usos e indicações e alguns deles são auxiliar no tratamento de úlceras, feridas de HPV, corrimento vaginal, doenças e infecções de pele, bem como pressão alta, diarreia, hemorragia, hérnia, malária, câncer, problemas no fígado ou nos rins, inchaço e hematomas na pele, queimaduras na pele, dores de garganta, diabetes, conjuntivite e gastrite.
O barbatimão possui ação cicatrizante sobre a pele e mucosas, além de atuar como anti-inflamatório, antimicrobiano, antibacteriano, antioxidante, analgésico, anti-hipertensivo, antiparasitário, tônico, desinfetante, antidiabético, diurético e coagulante.
O barbatimão pode ser aplicado diretamente na pele ou pode ser usado para preparar infusões, usando as folhas e a casca do caule da planta.
Para fazer o chá de barbatimão, pegue 20 gramas da casca ou de folhas de barbatimão, adicione-as a 1 litro de água fervente e deixar repousar de 5 a 10 minutos. Coe antes de beber ou usar essa infusão.
O barbatimão está contraindicado para grávidas e lactantes. Também não deve ser consumido por pacientes com problemas graves no estômago, tais como úlceras ou câncer.
O barbatimão pode causar alguns efeitos colaterais como irritação no estômago ou aborto. Em excesso, essa planta pode causar envenenamento e, por isso, só deve ser usada segundo orientação de um especialista.
Foto: © Elena Schweitzer - Shutterstock.com