Chás para tosse


uma série de chás que podem ser preparados em casa para aliviar e combater a tosse. Muitos deles podem ser eficazes, mas a persistência da tosse deve levar o paciente ao médico para avaliar o que pode estar causando o problema. Por outro lado, não se deve utilizar medicamentos chamados de antitussígenos, isto é, específicos para tosse, já que há diversos estudos científicos mostrando que os riscos destes remédios são maiores do que seus benefícios.

Chá para tosse seca

O chá de gengibre com limão é o melhor para enfrentar a tosse seca. Para fazer esse chá, use 1 litro de água, suco de três limões e 140 gramas de gengibre. Esse chá deve ser tomado em colheradas ao longo de todo o dia para aliviar a garganta.

Chá para tosse noturna

A receita ideal para a tosse noturna é um chá que mistura um dente de alho, dois cravos da Índia e um pau de canela em 500 mililitros de água. Beba no máximo duas xícaras cerca de meia hora antes de deitar para dormir.

Chá para tosse com catarro

O melhor chá para enfrentar a tosse com catarro é o chá de canela em pau. O chá de canela pode ser complementado com limão e mel, por exemplo, o que ajuda a dar mais gosto ao chá e potencializa sua ação contra a tosse.

Chá para tosse alérgica

O combate à tosse alérgica tem como grande aliado o chá de urtiga. Prepare o chá misturando 200 mililitros de água com uma colher de sopa de folhas de urtiga. Também é possível adoçá-lo com mel e não beba mais de duas xícaras por dia.

Foto: © Elena Kharichkina - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Chás para tosse', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade