A tosse psicogênica é uma causa rara de tosse crônica em adultos. Esta tosse é persistente, interrompe as atividades cotidianas e pode causar morbidez a longo prazo. Em contraste com a tosse de origem orgânica, na qual a causa física pode ser diagnosticada, na tosse psicogênica não é observada nenhuma evidência clínica ou laboratorial de doença.
O diagnóstico da tosse psicogênica é complicado, porém crucial para o sucesso do tratamento e redução da morbidade deste tipo de tosse crônica. Para isso, o médico especialista deve realizar todos os testes possíveis capazes de apontar causas orgânicas para a tosse, desde as mais comuns até as mais raras. Caso nenhuma hipótese seja confirmada através dos exames, o profissional pode apontar para um diagnóstico de tosse psicogênica e iniciar seu tratamento.
A tosse emocional se caracteriza por ser uma tosse alta, seca e que provoca muito incômodo ao paciente. Sua principal característica, no entanto, é ser interrompida durante o sono. Além disso, quadros de infecção respiratória, depressão e estresse no trabalho são fatores de risco para o surgimento de tosse psicogênica.
O tratamento da tosse emocional deve passar fundamentalmente pelo combate à causa do problema seja ela um quadro depressivo ou situações de forte estresse pelas quais o paciente esteja passando. Para isso, é necessário buscar aconselhamento psicológico ou psiquiátrico, dependendo da origem da tosse.
Existem no mercado remédios antitussígenos, ou seja, que combatem especificamente a tosse. Apesar de apresentarem bons resultados, eles sozinhos não serão capazes de eliminar a tosse caso a origem do problema tenha fundo emocional.
Crianças que apresentam tosse com as características da tosse emocional devem ser tratadas de maneira similar aos adultos, com aconselhamento de profissionais especializados em psicologia infantil. Casos de bullying na escola ou abuso por parte de pais e familiares são causas comuns da tosse psicogênica em crianças.
Assim que a causa da tosse emocional estiver controlada, o problema irá desaparecer. Desta forma, é possível afirmar que a tosse emocional tem cura. Porém, em alguns casos, o tratamento do problema emocional que provoca a tosse pode levar bastante tempo para ser concluído.
Foto: © Elena Kharichkina - Shutterstock.com