Allegra: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Allegra é o nome comercial de um medicamento à base de cloridrato de fexofenadina indicado para quadros de rinite alérgica. O produto é encontrado nas farmácias em comprimidos de 60, 120 ou 180 miligramas ou suspensão oral.

Para que serve (indicação)

Allegra em comprimidos e em suspensão oral é indicado para o tratamento dos sintomas da rinite alérgica e das complicações cutâneas da urticária idiopática crônica.

Como tomar (posologia)

Para rinite alérgica, a dose de Allegra em comprimidos é de 60 mg duas vezes ao dia ou um comprimido de 120 ou 180 mg por dia. Já para urticária a dosagem é de 180 mg uma vez por dia.

Allegra em suspensão oral é utiizada 5 ml duas vezes ao dia para alívio dos sintomas da rinite alérgica. Para urticária, use 5 ml duas vezes ao dia em crianças de 2 a 11 anos e 2,5 ml nas crianças de 6 meses a 2 anos.

Atenção: o uso de Allegra por conta própria é perigoso e pode potencializar efeitos colaterais. Faça uso do medicamento apenas a partir de recomendação médica.

Efeitos colaterais

As duas versões de Allegra apresentam a mesma lista de efeitos colaterais mais comuns: dor de cabeça, sonolência, tontura e náuseas. Outras reações adversas não foram relatadas em estudos já realizados.

Contraindicações

Allegra está contraindicado para pacientes alérgicos à fexofenadina. As duas formas do medicamento estão enquadrados na categoria C para gestantes, não devendo ser utilizado sem orientação médica. Lactantes devem ter os mesmos cuidados. Allegra em comprimidos não deve ser usado por menores de 12 anos enquanto a suspensão oral está contraindicada para menores de 2 anos com rinite alérgica e menores de 6 meses com urticária.

Composição

Um comprimido de Allegra possui 60, 120 ou 180 mg de cloridrato de fexofenadina mais excipientes (celulose microcristalina, amido de milho, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, hipromelose, povidona, dióxido de titânio, dióxido de silício, macrogol 400, composto de óxido de ferro rosa e amarelo).

Já 1 ml da suspensão oral de Allegra contém 6 mg de cloridrato de fexofenadina mais excipientes (propilenoglicol, edetato dissódico di-hidratado, propilparabeno, butilparabeno, goma xantana, poloxâmer, dióxido de titânio, fosfato de sódio monobásico monoidratado, fosfato de sódio dibásico heptaidratado, creme flavorizante de framboesa, sacarose, xilitol e água purificada).

Foto: © Oksana Mizina - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Allegra: para que serve, como tomar e efeitos colaterais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade