O HIV (vírus da imunodeficiência humana, na sigla em inglês) ataca o sistema imunológico do portador e provoca a aparição, em tempo maior ou menor, da Aids. A Aids é uma doença sexualmente transmissível e simples precauções, como o uso de preservativos durante as relações, permitem evitar sua transmissão. A presença de certos sintomas deve levar o paciente a consultar rapidamente um médico para efetuar um teste sorológico e diagnosticar a infecção.
A aparição e persistência de fadiga excessiva, emagrecimento repentino, surgimento de gânglios aumentados, principalmente na região do pescoço, e diarreia constante representam alguns sinais gerais de alerta para a infecção por HIV.
As infecções oportunistas são um conjunto de doenças infecciosas que ocorrem de modo frequente em pessoas imunodeprimidas, isto é, aquelas que apresentam as defesas imunológicas enfraquecidas. Duas ou mais dessas infecções em curto espaço de tempo podem denotar infecção por HIV.
A combinação de tosse seca e febre pode indicar a presença de tuberculose ou pneumocistose, algumas das doenças infecciosas que têm risco aumentado pela Aids.
A aparição de dores de cabeça acompanhadas de febre, sonolência, convulsões e outras anomalias neurológicas como vertigens, paralisias, transtornos comportamentais, podem sugerir uma patologia neurológica como a toxoplasmose cerebral.
A diminuição repentina do campo visual e redução importante da visão pode indicar a ocorrência de uma retinite por infecção por citomegalovírus.
As dores abdominais acompanhadas de diarreias constantes e febre podem indicar infecções digestivas oportunistas provocadas também pelo citomegalovírus.
Ocorrências de herpes, principalmente de herpes genital, podem ser indicativo de uma infecção por HIV e necessitam, portanto, de uma consulta ao médico.
Dores de cabeça intensas acompanhadas de febre e episódios de vômito e fotofobia (incômodo na presença de luz) podem apontar um quadro de meningite, outra das infecções oportunistas provocadas pela Aids.
A aparição de nódulos dolorosos de cor violeta nas extremidades dos membros ou placas no rosto podem sugerir a ocorrência da chamada síndrome de Kaposi, um dos quadros mais comuns da infecção pelo vírus HIV.
A ocorrência de febre sem motivo aparente e que persiste durante semanas acompanhada de fadiga e emagrecimento súbito é sinal de uma infecção oportunista provocada pela Aids.
Foto: © Tang Yan Song - Shutterstock.com