Fatores de risco de transmissão do HIV

O vírus da imunodeficiência humana (HIV) pode ser transmitido durante uma relação sexual sem proteção ou por via intravenosa, nos casos de compartilhamento de seringas por consumo de drogas ou transfusão de sangue. Mulheres infectadas também podem transmitir o vírus para o feto ou durante a amamentação.

Como se transmite o HIV

Sangue, esperma, secreções vaginais, placenta e o leite materno são as vias de transmissão do HIV. Por outro lado, saliva, ar ou contatos direitos com infectados não são capazes de transmitir o vírus da Aids. O uso comum de copos, talheres e demais objetos também não permite a propagação do HIV.

Doença sexualmente transmissível

O HIV se inscreve no rol das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Apenas uma relação sexual sem uso de preservativo ou outra forma de proteção já é capaz de transmitir o HIV. No entanto, algumas modalidades de sexo, principalmente o sexo anal, têm maior propensão a ocasionar o contágio do vírus que outras.

Portadores assintomáticos do HIV

Uma pessoa pode estar infectada com o vírus HIV e não apresentar nenhum sintoma. Esse período assintomático pode se prolongar por meses ou mesmo anos. Nesses casos, também é possível ocorrer transmissão do vírus para um parceiro. Por conta disso, é importante que uma pessoa que usa drogas ou manteve algum contato sexual desprotegido realizar o teste de HIV para confirmar que não porta o vírus. O teste rápido de HIV está disponível de graça nos postos de saúde da rede pública.

Fatores de risco do HIV

O principal fator de risco do HIV é a prática de sexo desprotegido. O risco aumenta no caso de homens que se relacionam com outros homens pois a possibilidade de transmissão é maior no sexo anal já que a região do ânus é altamente vascularizada e apresenta maior risco de lesões e feridas. Além disso, pessoas com lesões cutâneas ou nas mucosas correm maior risco de contrair o HIV pelas chances maiores de o vírus penetrar na corrente sanguínea. Por questões de probabilidade, relações sexuais com parceiros múltiplos também representa um fator de risco para a transmissão de HIV.

Foto: © Kanate - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Fatores de risco de transmissão do HIV', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade