A toxoplasmose é uma infecção parasitária transmissível pelos animais devido à Toxoplasma gondii. Na maioria dos casos, a toxoplasmose é inofensiva, responsável por infecção transitória simples, mas pode representar problemas graves em pessoas cujo sistema imunológico é deficiente e para o feto durante a gravidez. No caso de imunodeprimidos, principalmente afetados pela Aids, formas graves podem se apresentar, principalmente a toxoplasmose cerebral.
A toxoplasmose se manifesta por febre e sinais neurológicos como deficiências motoras, sensíveis, paralisias, crises de movimentos brutais similares aos da epilepsia. Quando a doença atinge o feto por transmissão da mãe, ela pode causar malformações: falamos de toxoplasmose congênita.
Para prevenir a toxoplasmose nas mulheres grávidas ou pessoas imunodeprimidas, é aconselhado não consumir carnes mal passadas, lavar bem frutas e verduras e descascá-las, lavar regularmente as mãos, sobretudo após manipular os alimentos citados anteriormente, e evitar os contatos com gatos ou sua areia.