Transaminases elevadas - Definição


Definição de transaminases elevadas

As transaminases são enzimas presentes em um grande número de órgãos do corpo humano, mas principalmente nos músculos e fígado. As duas principais transaminases são AST (aspartate aminotransferase) e ALT (alinino aminotransferase). Elas são dosáveis em um exame de sangue e o seu aumento indica a liberação excessiva e anormal pelas células.

A principal causa de aumento da concentração de transaminases é a citólise hepática, destruição das células do fígado por conta de doenças como hepatite e cirrose. Quando uma das enzimas aumenta de maneira isolada, um problema em outro órgão pode estar ocorrendo. Condições cardíacas, por exemplo, elevam a apenas a taxa de AST.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 20 de dezembro de 2017 às 13:48 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Transaminases elevadas - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Toxoplasmose - Definição
Transferrina - Definição