Transferrina - Definição

Definição de transferrina

A transferrina, também chamada de siderofilina, é uma proteína do sangue que tem como principal função transportar o ferro pelo corpo. Ela exerce papel moderador e reajusta a quantidade de ferro circulante em função das necessidades do organismo. Habitualmente, apenas um terço da transferrina sanguínea circula acoplada a uma molécula de ferro.

Além disso, a dosagem da taxa de saturação da transferrina estuda em uma amostra de sangue o percentual da transferrina associado ao ferro, o que reflete a quantidade de ferro presente no organismo. Se a taxa estiver abaixo do normal, suspeita-se de uma carência de ferro. Já se a transferrina estiver elevada, o paciente pode estar com hemocromatose, sobrecarga de ferro no organismo por uma anomalia genética.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Transferrina - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade