Ferritina alta e baixa: o que significa

A ferritina é uma proteína que permite o armazenamento do ferro essencialmente no fígado, mas também no baço e na medula óssea. Ela permite a regulação da concentração de ferro que circula no organismo. Em caso de elevação da ferritina, podem haver doenças relacionadas à regulação do ferro como hemocromatose, certas patologias inflamatórias ou uma destruição de células do fígado durante uma hepatite. Essa alta pode também ser sintoma de uma leucemia ou de um linfoma, como a doença de Hodgkin.

Dosagem de ferritina

Uma dosagem das hemácias avalia as reservas de ferro presentes no organismo com o objetivo de evitar uma carência de ferro ou seu excesso no corpo.

Valores de referência da ferritina

Os valores de ferritina variam de acordo com a idade. No nascimento, essa taxa é de aproximadamente 400 µg/L, ao passo que aumenta, até os dois meses de vida, até o máximo de 600 µg/L. As taxas de ferritina são mais altas nos homens e mais baixas em mulheres na menopausa. Durante a gestação, essa taxa apresenta uma baixa, podendo, às vezes, exigir suplementação para mantê-la em um nível aceitável.

Causas da ferritina alta

A ferritina alta é causada por hepatite, doenças do sangue como leucemia, linfoma de Hodgkin, inflamações ou problemas no fígado, pulmões e pâncreas, bem como anemia ou talassemia. O aumento também pode ser causado pela presença de tumores, entre os quais o hepático, nos seios, pulmões, rins ou pâncreas.

O que é ferritina baixa

A carência de ferro no organismo pode ter causas diferentes. Primeiramente, a insuficiência de ferro pode representar uma anemia. Entre as causas mais comuns estão gestação, menstruação abundante, mau funcionamento intestinal, má alimentação e pouca ingestão de alimentos com ferro. Doações frequentes de sangue, exercício físico intenso, hemorragia nos órgãos, anemia crônica e diálise podem causar uma redução nos valores de ferritina no sangue.

Foto: © molekuul_be - Shuttertock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Ferritina alta e baixa: o que significa', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade