Ferritina - Definição

Abril 2018


Definição de ferritina

A ferritina é uma proteína que viabiliza a incorporação de ferro no fígado, bile e medula óssea, contribuindo para regular a concentração de ferro no organismo. O exame que determina a quantidade de ferritina no sangue avalia as reservas de ferro no corpo. Em caso de baixo nível de ferritina, é detectada carência de ferro ou perda de sangue. Por outro lado, uma taxa elevada de ferritina indica males como doenças que desregulam os níveis de ferro, infecções, hepatite, tumores no fígado, rins, pulmões, pâncreas ou mama. O aumento dessa taxa também pode significar leucemia ou linfoma de Hodgkin.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por Natali_CCM. Última modificação: 26 de dezembro de 2017 às 15:23 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Ferritina - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Cefalosporina - Definição
Glóbulos brancos baixos - Definição