Linfa - Definição


Definição de linfa

A linfa é um líquido incolor ou amarelado que circula nos vasos linfáticos que percorrem todo o corpo humano. Esse líquido contém um plasma parecido com o do sangue, mas também diversos leucócitos ou glóbulos brancos, de onde vem sua ação preponderante na defesa do organismo. A linfa é originária da filtragem de uma parte dos componentes do sangue nos vasos capilares e drena o corpo antes de retornar à circulação sanguínea via canal coletor.

Os gânglios linfáticos (espécies de nós na trajetória da linfa) atuam como filtro e desempenham papel importante na defesa do organismo ao liberarem rapidamente agentes imunológicos face à entrada de um micróbio no organismo. Contudo, a circulação linfática é também uma das causas principais de disseminação de células cancerosas em todo o organismo, que gera a generalização dos cânceres pelas metástases.

Veja também

Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 18 de fevereiro de 2018 às 11:18 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Linfa - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Linfangite carcinomatosa - Definição
Linfócitos - Definição