Hormônios TSH: níveis altos e baixos

A tirotropina, também chamada de hormônio estimulador da tireoide (TSH), é um hormônio produzido pela hipófise. O hormônio TSH é o principal regulador da glândula tireoide, localizada na base do pescoço, na frente da traqueia.

TSH para diagnosticar anomalias na tireoide

A análise do hormônio TSH é um exame referencial para o diagnóstico de uma anormalidade no funcionamento da glândula tireoide. Na maioria dos casos, os resultados de uma análise de TSH são suficientes para detectar uma anomalia no funcionamento da glândula.

T3 e T4 para diagnosticar anomalias na tireoide

Também é possível realizar outros exames complementares, tais como a análise dos hormônios T3 e T4 (hormônios da tireoide) ou por meio de ultrassom da tireoide.

Valores de referência do TSH

Os valores normais de TSH variam segundo a técnica utilizada em cada laboratório, mas geralmente ficam entre 0,15 e 5 mIU/l.

Nível de TSH em gestantes e recém-nascidos

A taxa de TSH no sangue é muito maior em recém-nascidos. Por outro lado, o índice de TSH diminui nas mulheres durante os primeiros três meses de gravidez.

Outros exames para diagnosticar doença da tireoide

O resultado do exame de sangue não é suficiente para confirmar o diagnóstico de uma doença. O médico terá de comparar os resultados com o exame clínico, exame médico do paciente e os resultados de outras análises para detectar a patologia relacionada com a glândula tireoide.

O que significa o TSH baixo

Um baixo nível de TSH indica que a tireoide produz excesso de hormônio tireoidiano. Na maioria dos casos, uma diminuição do TSH evidencia um caso de hipertiroidismo.

Sintomas do TSH baixo

Pessoas com hipertireoidismo perdem muito peso rapidamente, são excessivamente nervosas e sofrem ondas de calor e palpitações cardíacas.

O que significa o TSH alto

Um elevado nível de TSH indica que a tireoide não está funcionando corretamente e não produz hormônio da tireoide suficiente. Um elevado nível de TSH é sintoma precoce de hipotireoidismo.

Sintomas de TSH alto

Os sintomas do hipotireoidismo incluem fadiga, palidez, apatia, dores musculares, cãibras, prisão de ventre e inchaço do rosto.

Foto: © Jarun Ontakrai - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Hormônios TSH: níveis altos e baixos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade