A diabetes de tipo 1 é uma doença autoimune em que as células produtoras de insulina do pâncreas são destruídas pelas próprias células de defesa do organismo. O desenvolvimento da diabetes do tipo 1 não pode ser evitado pelo estilo de vida.
No entanto, a diabetes tipo 2, forma mais comum da doença, sofre influência de hábitos e estilo de vida. O aparecimento da doença pode ser retardado, ou até mesmo prevenido completamente, se forem adotados hábitos saudáveis.
Estudos mostram que existe uma correlação direta entre aumento da gordura abdominal e risco de diabetes. A maioria dos diabéticos tipo 2 estão acima do peso. A obesidade aumenta a resistência à insulina. Portanto, uma perda de peso leva a uma melhor eficácia da insulina e reduz a probabilidade de se desenvolver diabetes do tipo 2.
Busque tornar sua dieta mais equilibrada e variada. Não é necessário passar fome, mas reduzir a proporção de alimentos ricos em carboidratos e em gordura na dieta pode torná-la significativamente mais saudável. Procure aconselhamento com seu médico ou um nutricionista.
O exercício regular previne a obesidade, aumenta a massa muscular e ajuda no melhor funcionamento do metabolismo. A prática de atividades físicas reduz a resistência das células do corpo à insulina e ajuda a insulina a atuar de maneira mais eficaz. Por outro lado, as células musculares consomem mais energia do que as células de gordura fazendo com que o nível de açúcar no sangue caia.
Fumar prejudica o metabolismo da glicose e reduz as propriedades da insulina. O melhor é parar de fumar e também não ficar em ambientes onde haja fumaça de cigarro.
Foto: © Dmitry Lobanov - Shutterstock.com