Lúpus: causas, sintomas e tratamento

O lúpus é uma doença autoimune crônica com sintomas que podem ser percebidos em vários órgãos, como pele, articulações, células do sangue, rins e coração. O lúpus se caracteriza pelo mau funcionamento do sistema imunológico, que ataca e destrói as células do paciente. A doença afeta principalmente mulheres entre 15 e 45 anos, que correspondem a 90% dos portadores.

Fatores de risco do lúpus

Os principais fatores de risco do lúpus são estresse, exposição ao sol durante a gravidez e a amamentação, uso de certos medicamentos e predisposição genética.

Sintomas do lúpus

Os sintomas do lúpus são muito variados. Fadiga, perda de peso e febre estão presentes na maior parte do tempo. Dores articulares são um dos sinais mais frequentes e se acompanham geralmente de lesões na pele. Também ocorre um aumento no tamanho dos gânglios. A doença evolui entre fases de surtos e fases de remissão.

Diagnóstico do lúpus

O diagnóstico do lúpus é feito através da observação de sintomas clínicos e sinais biológicos característicos, como a elevação da taxa de anticorpos no sangue. O diagnóstico, no entanto, deve ser dado somente após exames aprofundados que eliminem outras causas possíveis.

Evolução e complicações do lúpus

A evolução do lúpus flutua. A doença alterna momentos de surto, normalmente desencadeados por fatores ambientais, com períodos de remissão. As complicações nos rins, por exemplo, tendem a evoluir para insuficiência renal crônica, demandando realização de hemodiálise, em 5 ou 10 anos.

Tratamento do lúpus

O tratamento do lúpus consiste na luta contra a inflamação e diminuição da ativação do sistema imunológico do paciente. Ele se baseia na administração de anti-inflamatórios e corticoides para reduzir os ataques dos anticorpos às células do organismo. Os imunossupressores, por possuírem efeitos colaterais importantes, exigem um acompanhamento estrito do médico. O lúpus não tem cura e o tratamento dura toda a vida.

Foto: © pathdoc - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Lúpus: causas, sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade