Ter mãos ou pés frios pode ser um sinal de que há algum desequilíbrio em nosso corpo. Nas mãos e pés existem muitas terminações nervosas, artérias e vasos sanguíneos. Os nervos autonômicos controlam o diâmetro das artérias e regulam o fornecimento de sangue para a periferia do corpo. Quando as artérias se contraem, o fluxo sanguíneo diminui e a circulação é bloqueada. Nestes casos, as extremidades esfriam, se tornam pálidas e até insensíveis.
A principal causa das mãos e pés frios são os problemas circulatórios. Má circulação sanguínea, vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos), vasos sanguíneos envelhecidos e fracos, doenças reumáticas, tabagismo, síndrome de Raynaud, aterosclerose, problemas renais, abuso de drogas ou pressão arterial baixa podem ser responsáveis por esse sintoma.
Mãos e pés frios também podem se devem ao estresse excessivo ou problemas emocionais. Em casos de nervosismo, medo, apreensão ou ansiedade, insegurança, etc., nosso sistema nervoso se desequilibra, nossas artérias e veias se tensionam e o sangue não consegue fluir corretamente para a periferia.
Por isso, quando vamos fazer um teste ou prova, falar em público, ou algo novo está prestes a acontecer em nossas vidas, ou estamos à espera de algo que queremos ou que é imprevisível, nossas mãos e pés podem ficar frios. Pessoas perfeccionistas ou ansiosas muitas vezes também têm essa condição.
É aconselhável seguir uma dieta adequada para fortalecer o sistema circulatório (evitando gorduras nocivas, o excesso de sal e especiarias, açúcar e farinha refinada) e consumir legumes frescos em saladas ou sucos (cenoura, tomate, cebola, alfafa, aipo). Todos eles são restaurativos do sistema circulatório. A prática de exercícios físicos diariamente é importante pois as artérias, veias e todos os sistemas e tecidos do corpo se fortalecem, nutrem e o corpo se oxigena.
Ingerir alho cru também é um dos melhores remédios para promover a circulação sanguínea adequada. Você deve comer um alho em jejum ou à noite, se o cheiro incomodar. Beber dois litros de água por dia; leite, vegetais, abacate, azeite de oliva extravirgem, chia e grãos integrais também devem fazer parte da dieta diária.
Foto: © PhotoMediaGroup - Shutterstock.com