Importância da hemoglobina Glicada ou HbA1c

Faça uma pergunta
O pigmento vermelho do sangue (hemoglobina, abreviatura Hb) é um componente essencial das células vermelhas do sangue. A hemoglobina permite que os glóbulos vermelhos se liguem ao oxigênio e o transporte para os órgãos.


O que é hemoglobina glicada

A HbA1c, ou hemoglobina glicada, é a hemoglobina que tem uma molécula de açúcar (glicose) anexada. Níveis elevados de açúcar no sangue provocam assim uma elevada quantidade de HbA1c no sangue.

O açúcar de longo prazo

As células vermelhas do sangue são renovadas no corpo regularmente. A média de idade dos glóbulos vermelhos é cerca de oito semanas. A determinação do valor de HbA1c permite, assim, determinar o nível de glicose no sangue durante as últimas seis a oito semanas.

Avaliação do controle glicêmico

Ao analisar o valor de HbA1c, pode-se saber o nível de glicose no sangue dos últimos dois meses.

Valores padrão da hemoglobin glicada

A proporção de hemoglobina glicada (com molécula de açúcar) para hemoglobina total deve estar entre 4,2 e 5,9%.

Redução no valor de HbA1c em 1%

Os estudos mostraram que uma redução do valor de HbA1c em 1% (por exemplo, de 7,5% para 6,5%) resulta na redução de 14% do risco de ataques cardíacos, redução de 37% do risco para as doenças cardiovasculares e redução de 43% do risco para amputações.

Foto: © David Persson - Shutterstock.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também