Aids - Definição

Definição de Aids

A Aids é a abreviação da síndrome de imunodeficiência adquirida. É uma doença sexualmente transmissível causada por um vírus chamado HIV (vírus da imunodeficiência humana). O HIV também pode ser transmitido de outras maneiras, como via sanguínea ou materno-fetal. O HIV ataca o sistema imunológico do portador, o que causa vulnerabilidade severa do organismo diante de doenças geralmente benignas e bem controladas pelas células de defesa.

A Aids define o conjunto de manifestações observadas no quadro de evolução da infecção pelo HIV. O estado da Aids aparece no início de uma determinada infecção, quando se reduz o total de células de defesa, permitindo que infecções oportunistas agridam o organismo de modo intenso. Após a epidemia que devastou muitas vidas nos anos 1980 e 1990 em todo o mundo, a Aids atualmente pode ser controlada com uso contínuo do coquetel antirretroviral.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Aids - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade