Silicose - Definição

Abril 2018


Definição de silicose

A silicose é uma doença pulmonar causada pela inalação de pó de dióxido de silício (sílica). Essa patologia afeta principalmente os mineradores expostos de maneira crônica ao pó de silício durante longos períodos de tempo. Ela afeta também outros corpos como as próteses dentárias e as pessoas expostas a perfurações ou lixas. Na silicose, os pós são absorvidos pela respiração. Essa patologia incurável é irreversível e responsável por uma insuficiência respiratória de apresentação insidiosa. A radiografia permite confirmar o diagnóstico. A prevenção é indispensável com medidas de proteção contra a inalação das poeiras.
Artigo original publicado por asevere. Tradução feita por DRA. MARNET. Última modificação: 29 de janeiro de 2018 às 09:50 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Silicose - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Aids - Definição
Seios cavernosos - Definição