Epilepsia - Definição

Definição de epilepsia

Epilepsia é o nome de uma doença neurológica que têm diversas formas e com a ocorrência de crises. A epilepsia se dá em função de uma ativação brutal que concerne um grande número de neurônios cerebrais. Ela se manifesta em geral por perda momentânea da consciência acompanhada por vezes de espasmos involuntários e repetidos de um ou mais membros.

Pela grande diversidade de áreas do cérebro atingidas e dos tipos de anomalias encontradas, as manifestações clínicas variam e podem tomar a forma de uma simples ausência, suspensão brusca e fugaz da consciência, ou formas mais complexas e impressionantes com tremores do corpo e olhos revirados, ausência de consciência e perda de conhecimento após a parada dos movimentos. Em formas de epilepsia parciais, os sinais podem ser motores ou sensitivos e não envolvem mais que uma parte do corpo.

A doença epiléptica aparece frequentemente na infância ou no adulto jovem e um eletroencefalograma e uma imagem do cérebro permitem confirmar a doença e de tratá-la. A epilepsia pode ser controlada por tratamentos antiepiléticos na maioria dos casos e procedimentos para evitar a ocorrência de novas crises devem ser conhecidos.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Epilepsia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade